sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Pau que nasce torto morre torto?


João se destacou tanto entre os apóstolos, que passou a integrar o grupo mais íntimo de Jesus. Ele ficou conhecido como o Apóstolo do amor. Mas ele não foi sempre assim. Vemos uma grande transformação através da sua vivência com Cristo.

Seu temperamento explosivo
(Mc 3:17)
Não foi por acaso que Jesus deu a João e seu irmão o apelido de Boanerges - "filhos do trovão", por causa do seu temperamento exaltado e indisciplinado, "como galileus impetuosos, cujo zelo não era disciplinado e algumas vezes mal orientado".

Seu temperamento ambicioso
(Mc 10:35-40)
Isso se vê no pedido que ele e seu irmão fizeram a Jesus (encorajado pela mãe) para que lhes fosse permitido se assentarem em lugares de privilégio especial quando Jesus entrasse no Seu reino (Mc 10:37). O que mostra uma falta de discernimento a respeito da verdadeira natureza da soberania de Cristo.

Seu temperamento intolerante
(Mc 9:38-41)
Um dia, João viu um homem expelindo demônios em nome de Cristo e proibiu-o, porque o homem não era um discípulo dEle. João foi repreendido pelo Mestre por causa da sua intolerância.

Seu temperamento vingativo
(Lc 9:51-56)
Esse espírito de vingança é visto pela sua indignação depois que uma vila de samaritanos desprezou seu Mestre, recusando-se a deixá-lO entrar nela (Lc 9:54). Jesus lhe ensinou a natureza longânima da Sua missão salvadora.

"Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas" (Mt 11:29). Como João aprendeu preciosas lições do seu Mestre e a vida deste rude pescador foi transformada! A transformação na sua vida, mostra que ninguém tem temperamento tão difícil que não possa ser mudado por Jesus. Vemos que a mudança foi tão profunda, que o levaram a ser o discípulo que Jesus particularmente amava (Jo 13:23; 19:26 e 20:2). Este amor tanto o caracterizou que, somente na sua primeira carta, ele emprega nada menos de 50 vezes a expressão amar.

"Sei que tenho um gênio difícil, sou assim mesmo, é o meu jeito - não vou mudar!". Não podemos mudar nossa vida, mas Cristo pode!

Um comentário: