Quando Jacó nasceu, deram-lhe um nome cheio de significado negativo (Jacó = usurpador, suplantador) (Gn 25:26). Ele nutriu não uma maldição, mas uma aceitação de que de fato era o que seu nome realmente sugeria (Gn 27:35-36). Mais de que um nome, ele tinha um caráter que não foi trabalhado por seus pais. Era usurpador e suplantador. Usurpou a primogenitura; usurpou o rebanho de Labão. Enganou a todos. No entanto não enganou a Deus.
Ficou nu diante daquele que conhece todo o coração humano (Hb 4:13). Na volta para casa (Gn 32:22-32), Jacó ouviu de Deus a mesma pergunta feita por seu pai: "Como te chamas" (Gn 32:27). E diante dAquele que discerne o coração humano (Sl 139) ele passou por um processo maravilhoso de tranformação. Jacó se apresentou como verdadeiramente era.
"Conhecermos a nós mesmos normalmente é um desconforto. Eis por que muita gente vive protegido por uma máscara, para impedir que outros descubram as verdades desconfortáveis que eles já descobriram em si mesmos." (J. Houston)
1. Jacó confessou o seu pecado (Gn 32:27)
. A confissão do que nós somos é o primeiro passo para a cura (1 Jo 1:9).
"Oh, dilema doloroso! Se eu olhar para mim mesmo, não posso tolerar-me. Se eu não olhar para mim, não posso enfrentar-me. Se eu considerar a mim mesmo, fico atônito. Se eu não coniderar a mim mesmo, minha condenação me enganará. Se eu vejo a mim mesmo, o horror é intolerável. Se eu não confessar, a morte é inevitável" (Anselmo - adaptado).
2. Jacó buscou uma benção especial
(Gn 32:26) - "Não te deixarei ir se me não me abençoares."
O que não alcançara na casa do pai Isaque e do tio Labão estava agora bem perto e Jacó não perderia esta oportunidade.
3. Jacó recebeu um novo nome (Gn 32:28) - "Israel - Príncipe de Deus"
Era um sinal de que também o seu caráter estava sendo tranformado...de usurpador a príncipe. São tranformações que só o Espírito Santo pode operar em nós (2 Co 3:18).
4. Jacó recebeu uma marca especial (Gn 32: 25, 31,32)
Era um sinal externo de que havia lutado com Deus. Da mesma forma o fruto do Espírito Santo é o melhor sinal de que temos andando com Deus (Gl 5:22,23).
A valorização e a segurança que Jacó não encontrou no lar, encontrou-os nu

Na conversão, o nosso velho homem morre e nasce uma nova criatura (2 Co 5:17). Dia a dia vamos crescendo na busca da perfeição em Cristo Jesus (Fp 3:12-16). No entanto, esta experiência espiritual não exime os pais de buscarem suprir as necessidades físicas, emocionais e espirituais de seus filhos. Que a nossa casa seja um instrumento de Deus para a formação dos mais altos valores sociais e espirituais. Que ali não sejam encontrados os mesmos sentimentos e atitudes que formaram a Jacó. Pelo contrário, que príncipes e princesas do Senhor cresçam diante de nossos olhos na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. (2Pe 3:18)
ola segui la o meu blog www.vozdesena.blogspot.com
ResponderExcluirOlá, Figueroa Xavier
ResponderExcluirJá estou seguindo o seu Blog!
Obrigado pela visita e participação!
Volte sempre!
Um abraço!
Amada, obrigada pelo comentário e orações...
ResponderExcluirConvido-a a ser minha seguidora, vou fazer o mesmo...
Graça e paz
Graça e paz!
ResponderExcluirMarta Pinto
Eu e minha esposa já estamos seguindo o seu abençoado blog!
Agradecemos a sua visita e participação e ficaremos felizes em te-la como seguidora!
Nossos Abraços!
Amem amada, obrigada pela participação do tema, convide pessoal para colaborar... vamos fazer um convivio?
ResponderExcluirPaz de Cristo querida
Caro Rodolfo,
ResponderExcluirParabéns pelo Belíssimo e edificante Blog. Continue nesse prpósito. Serei seu seguidor. Espero que seja também meu. Aguardo. http://superacao1000.blogspot.com
tomei a liberdade de publicar este este posto em meu blog. Espero que possa.
A paz amada, gostei muito do seu blog e estou te seguindo, também tenho um blog cristão, se quiser dê uma passadinha la deixar um comentario
ResponderExcluirObrigada por me abençoar com seu blog, fica na paz.
o link do meu blog:
http://luisa-martins.blogspot.com
visitando as paginas da internet, encontrei seu blog, muito bom parabens
ResponderExcluir