terça-feira, 6 de abril de 2010

O Mito da Superioridade Racial

No inicio do século XIX, o colonialismo, o imperialismo e a escravidão precisavam urgentemente de uma justificação moral e social. Algumas pessoas tentaram usar Gênises 9:25 para provar que, como Canaã era filho de Cão, o qual foi amaldiçoado pelo seu pai, dele descenderam os pretos (acontece que os caananitas é que são os descendentes e não são pretos!). Mas essa não era uma explicação suficientemente científica, "necessária" para o século XIX. Então, para colocar "panos quentes" no assunto, surgiu uma teoria biológica segundo a qual os morenos e os pretos eram menos desenvolvidos na escala evolucionária e, consequentemente, menos capacitados e menos "homens"! Essas teoria foi grandemente aceita, e a Europa forneceu a sua própria base "científica" para provar a sua superioridade, edificando-a sobre os seguintes fundamentos: a descoberta da pólvora (que na verdade foi inventada pelos chineses); a invenção da navegação (não inventada pelos europeus).

Felizmente, hoje, as teorias da superioridade racial foram abolidas entre os cientistas (depois de muito estudo e muitas pesquisas), mas, infelizmente, entre muitas pessoas existem ainda alguns traços daquela idéia do século XIX. E isso não exclui o Brasil, que, apesar de em sua constituição condenar veemente o racismo, tem essa idéia permeada na mente de muitas pessoas. Esta influência não vem só de fora; o próprio Brasil teve seu período de escravatura, que muito contribuiu para a infiltração desta forma de racismo. É verdade que já esta praticamente apagado agora, e com certeza vai ser totalmente erradicado.

As consequências do racismo prejudicou outrora o relacionamento das raças, consistiu num problema sério, o que afetou também o trabalho missionário. Entre muitos exemplos das muitas dificuldades que houve nesta área, um país a ser destacado é a África do Sul (atual sede da copa do mundo), onde era proibida a mistura das raças, não permitia que o homem branco entrasse pelas mesmas portas das estações ferroviárias que os negros. As pessoas de cor não podiam se hospedar nas casas dos brancos nem ter muito relacionamento com eles, além de serem os seus servos. Tudo era separado - restaurantes, banheiros, entradas para lojas etc. O racismo era forte, e a distância entre as raças era regulada rigidamente pelas leis do país.

Atitudes de racismo e superioridade podem ser superadas e hoje graças a Deus a realidade é outra!
O amor de Deus é para o mundo inteiro, para todos os seres humanos. Ele não encara um povo como melhor ou mais amado que outro povo.
Nossa tarefa nesta terra é manifestar o amor dele para com as nações.

9 comentários:

  1. A paz!
    Assunto interessante, eu penso assim, acredito que a inclusão começa de criança, pois tem crianças que já tem o racismo em mente, não conseguem se interagir com as outras, e isso é perceptível, eu já trabalhei em escolinha durante um ano e pude perceber essa atitude, graças ao nosso bom Deus eu não tenho esse comportamento pois amo meus amigos seja de qual raça são, não consigo fazer comparações entre cores, eu avalio o coração, as pessoas já se sentem acanhadas outra até explosivas, mas o Deus que mora no meu coração também mora no da outra pessoa. Eu converso bastante com meus sobrinhos portanto é até divertido eles colocam apelidos quando jogam bola mais se amam entre crianças, e isso é importante.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Que benção, mais um blog falando do amor de Deus. ja estou te seguindo.

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz!
    Crislaine

    Muito bem lembrado sobre a sua colocação sobre as crianças. Realmente, temos que tratar esta questão com elas enquanto ainda são pequenas e já estão começando entender sobre o assunto.

    Agradeço muito a sua participação!
    Volte Sempre!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz!
    Laiza Almeida

    O seu Blog é uma grande Benção!
    Já estou seguindo, e aconselho a todos a visitarem!

    Obrigado pela participação!
    Volte Sempre!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Oiiii, meu nome é Marta sou apaixonada por Jesus e queria dizer que o seu blog é fantastico!
    Estarei a seguir e convido-o a seguir tambem este pequeno espaço criado da parte do Senhor.
    http://convivio-vida-nova.blogspot.com/ vem fazer parte de mais um abençoado seguidor...
    Sozinhos nada conseguimos fazer...
    Graça e paz

    ResponderExcluir
  6. Graça e paz!
    Marta Pinto

    Meus agradecimentos pela sua participação neste espaço!
    Já estou seguindo o seu blog, vale muito conferir, quem ainda não conheçe!
    É uma bençao!

    Sempre que possivel, ficarei no aguardo de suas visitas!
    Será uma grande honra!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Nobre Irmão visite o meu blog e se gostar faremos uma interação. Um grande abraço desse que propõe amizade. João Joaquim Martins.
    http://joaorevela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Graça e paz!
    João J. Martins

    Sinceros agradecimentos pela efetivação da parceria!
    Será sempre uma grande honra visitar e acompanhar o seu Blog!
    E uma abençoada opção para quem ainda não conhece!
    Agradeço também a sua honrosa visita!
    volte Sempre!

    Um grande Abraço!
    Rodolfo.

    ResponderExcluir
  9. A Paz do Senhor!
    Parabens pelo artigo...
    Infelizmente nosso mundo ainda sofre com pessoas inconsequentes que acreditam que uma raça é superior que a outra. Este dias mesmo o Brasil presenciou a prisão de um jovem de grupos "arianos" que perseguem aqueles que acham inferiores com agressões.
    Nosso Deus não faz acepção de pessoas... e nos como cristãos devemos sim educar nossos filhos em perfeita harmonia...

    ResponderExcluir