domingo, 19 de julho de 2009

A justiça de DEUS vista na história humana

Muitos historiadores pensam que a história é efetuada por pessoas apenas. Isto é o inverso do que a Bíblia ensina. Segundo a Bíblia, é DEUS, a rigor, a potência que move a história. A história é teocêntrica, não antropocêntrica. Ou seja, é DEUS, não o homen, quem controla os acontecimentos da história humana.
Claro, isto não significa que pretendemos isentar os homens da responsabilidade que tomam sobre si. Significa, sim, que a despeito da atuação do homem, a histórias é obra de DEUS. Por exemplo, é Ele quem abandona Israel à mercê dos assírios e dá aos babliônios a vitoria sobre Judá. Ele provoca, através de Ciro, a volta do exílio e julga as nações, reduzindo-as a pó. Nada fica fora do seu controle. Até mesmo o erro humano se torna um meio de DEUS alcançar seu alvo histórico, como no caso de José e seus irmãos que o venderam, e dos judeus que pregaram Jesus na cruz. Enfim, aqueles acontecimentos que o mundo considera primários, na verdade são secundários, simples intrumentos, movidos pelo grande Rei do Universo.
Quando olhamos à imponência de algumas nações e dos grandes conglomerados econônicos, ficamos admirados com sua força e grandeza. No entanto, neste mundo nada é indestrutível. Debaixo do juízo do Rei do Universo tudo vira ruínas. Isto nos ensina a não depositarmos nossa confiança senão em DEUS. (Na 3:12-17)
Devemos sempre reconhecer que Ele é quem faz a história. Ela não é produto de forças cegas, porque DEUS está no controle soberano de todos os movimentos dos povos e realizará cabalmente a Sua perfeita vontade entre os homens.

2 comentários:

  1. Olá! Graça e paz!
    Convido você a edificar ainda mais sua vida visitando meu blog, se gosta de meditações bíblicas e espirituais.
    Gostei bastante de seu blog e já estou seguindo.
    www.comendomana.blogspot.com
    Myllena Carneiro

    ResponderExcluir
  2. Paz e graça, amado do Senhor!
    Boa noite.
    Passei aqui pra te falar que: " ainda que a mãe que se esqueça do filho que mama, todavia o Senhor não te esquece.
    Abraços!

    ResponderExcluir