quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Trabalho Missionário


"Estes que tem transtornado o mundo chegaram também aqui..."; gritava a multidão em Tessalônica, denunciando Paulo e Silas as autoridades locais. Desde aqueles dias, os missionários são homens comprometidos com a obra de transformar o mundo e, em grande parte, é exatamente isso o que tem feito! O veneno da injustiça, as mutilações cruéis em nome da religião, a pobreza resultante do sistema de castas, a ignorância geral, os sofrimentos sem alivio do corpo e do espírito - Tudo isto tem sido enfrentado pelos missionários no mundo inteiro.

Em muitas partes, os missionários não estão mais pensando em grandes templos com arquitetura estrangeira e construídos com dinheiro do exterior. A dependência do povo para com um pastor que recebe um alto salario do estrangeiro, literatura importada e direção impessoal de uma distante missão tem sido substituída pela ideia de igrejas nacionais, independente de missões estrangeiras, que funcionam com maturidade e de maneira bíblica. É hora (apesar de que sempre devia ter sido assim) de os missionários e nacionais trabalharem juntos. O missionário ajudando naquilo que pode e, o mais rápido possível, treinando o próprio povo para tomar o seu lugar na liderança e responsabilidade da obra. Não é hora de o missionário ir embora, mas de servir o Senhor de acordo com a posição certa que ele tem no corpo de Cristo, seja na África, na América Latina, na Ásia ou Europa.

O desenvolvimento da igreja é o alvo ideal de missões. Nossa obra é: fazer "discípulos de todas as nações" e preparar "homens fiéis e também idôneos para instruírem a outros". Este é o segredo do missionário: não fazer tudo sozinho, mas preparar discípulos para se multiplicarem e continuarem a obra da Igreja de Jesus Cristo. Programas e estratégias são importantes, mas o que realmente faz um missionário bem sucedido é que ele esteja consciente da realidade de Deus, da graça salvadora do Senhor Jesus, da obra transformadora do Espírito de Deus e do reconhecimento da sua incapacidade pessoal e cultural. O poder de Jesus Cristo em Seus Servos, que estão abertos para ouvirem a Sua voz e receberem as Suas instruções, pode santificar muitas vidas, onde estiverem, para alcançarem o alvo mais alto da carreira do homem - ver a glória de Deus manifesta no mundo inteiro.

Fonte: SEPAL - Serviço de Evangelização para a América Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário