quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

A Grandeza do Cristianismo (Cl 2:1-23)

O cristianismo é o mistério de Deus para este mundo. Mistério para aqueles que não vivem em Cristo, pois para nós já nos é revelado (Ef 3:3-6).

O cristianismo é exaltado acima da filosofia (v.8)
Especialmente da filosofia colossense, pervertida e mal alicerçada. O cristianismo não é alicerçado sobre especulação, sutileza, raciocínios errados, conforme os rudimentos deste mundo, mas segundo a Cristo (Gl 1:11-12; Ts 1:5). A filosofia é um meio dos homens buscarem o conhecimento. O cristianismo é poder de Deus. Não se pode igualar um ao outro.

O cristianismo é exaltado acima do legalismo (v.16)
Paulo nos vs. 14 e 15, mostra que a lei foi abolida e os dogmas (exigências) não mais tem poder sobre os cristões. Rm 14:17 diz que o Reino de Deus não consiste em comida e bebida. Para o cristianismo essas questões são indiferentes. Para Paulo isso era "sombra" (v.17) que, além de ser passageira, ainda obscurecia o verdadeiro sentido da realidade espiritual.

O cristianismo é exaltado acima do misticismo (v.18)
há uma forma condenada de misticismo, aquela que Cristo não é o centro, Sua pessoa é diminuída; o que leva os homens a ignorar o Seu senhorio, e a dividir a Sua glória com outros. Este misticismo é severamente repreendido aqui, pois na verdade é humano é carnal.

O cristianismo é exaltado acima do ascetismo (vs. 21-23)
O cristianismo trabalha em cima de padrão mais elevado e maduro de comportamento que nos concede liberdade consciente para lidar com estas questões (1 Co 6:12). Cristo nos liberta dos tabus do ascetismo, que podem dar apenas uma fachada de sabedoria, promever uma relegião autofabricada e castigar severamente o corpo. O ascetismo sempre foi e sempre será incapaz de combater eficazmente os desejos da carne.

A vida cristã é um universo de novas descobertas. Este mundo não nos pode mais encantar com suas vaidades. E sabemos o que conhecemos, o que vivemos e o que vimos ainda não é nada. Amém

Colossences 2:8 "Tenham cuidado para para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo." Tradução NVI

2 comentários:

  1. Desejo a você um feliz natal e um prospero ano novo.
    Que neste ano que está chegando, você e sua família sejam grandemente abençoados.

    ESTOU SEGUINDO O SEU BLOG.
    Conto com você. Seja um seguidor, deixe seu COMENTARIO. Sei que posso contar com seu apoio!
    E SE VOCÊ JÁ É UM SEGUIDOR DESCULPE O INCOMODO MUITO OBRIGADO PELO CARINHO

    Link: http://aureliomcgomes.blogspot.com/

    ESTOU SEGUINDO O SEU BLOG.

    Que Deus te abençoe.

    Seja bem vindo ao "Blog Eu Sou o Mensageiro!", volte sempre que quiser.
    Espero te receber lá mais vezes

    Amo ler seus comentários e responde-los

    http://aureliomcgomes.blogspot.com/

    Fique na paz do Senhor
    Será um prazer ler seus comentários,
    Faça um Blogueiro mais feliz, COMENTE!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Caro Aurelio!
    Paz seja contigo, amado irmão em Cristo!

    ResponderExcluir