segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Jacó: subindo para Betel

I - Precisamos compreender a iniciativa de DEUS "Disse DEUS" (Gn 35:1)
Quando Jacó não sabia que fazer, DEUS se aproximou e lhe deu a saída: "sobe a Betel". As Escrituras estão cheias de exemplos de DEUS tomando a iniciativa em direção ao homem:

DEUS Pai tomou a iniciativa em direção a Noé (Gn 6:13), a Abraão (Gn 12:1), a Moisés (Êx 3:1-2), a Gideão (Jz 6:11-12), a Samuel (1 Sm 3:4), a Davi (1 Sm 16:12) e a outros.

JESUS tomou a iniciativa em direção a muitas pessoas (Mc 5:18-22); Jo 1:43; 4:7).
Quando há fracasso ou decadência, o Senhor chama outra vez a alma a si (Ap 2:5).

Que segurança saber que mesmo que os problemas nos surpreendam, DEUS já tomou a iniciativa em estar conosco para nos dar a saída
!
Jacó não sabia o que fazer, e mesmo antes de orar, DEUS já estava livrando-o da crise.

II - Precisamos Buscar a Presença de DEUS

"... sobe a Betel, habita ali, faze ali um altar..." (Gn 35:1)
Jacó entendeu novamente que precisava renovar a sua espiritualidade na presença de DEUS. Ali se cumpriu na vida de Jacó o mesmo que se cumpre na vida do cristão que coloca a sua ansiedade diante do trono da graça (Fp 4:6-7; 1Pe 5:7). Jacó deveria levantar ali um altar (v.1), o que efetivamente fez (v.7). Altar na Bíblia é símbolo de rendição completa, é o sacrifício integral do cristão (Rm 12:1,2).
Jacó pôde dizer que não somente conheceu a Betel (casa de DEUS), mas também o DEUS de Betel (El-Betel - v.7).

III - Precisamos consagrar nossa vida a DEUS

"...lançai fora os deuses estranhos, purificai-vos e mudai as vossas vestes" (Gn 35:2)
Jacó entendeu que a renovação da aliança com DEUS devia ser precedida pela purificação dele e de sua família. A idolatria havia tomado o seu ambiente doméstico e a família não poderia subir a Betel assim. Mais tarde, nesse mesmo local, Josué fez um apelo semelhante a Israel (Js 24:23). Ainda hoje, às vezes sem perceber, mantemos alguns ídolos em nossa casa: pessoas, objetos ou bens que vão nos afastando da consagração pessoal e familiar. Devemos enterrar ao pé do carvalho (v.4), ou melhor ao pé do Calvário, tudo aquilo que valorizamos mais do que a comunhão maravilhosa com DEUS (1 Jo 1:9).

IV - Precisamos esperar na providencia de DEUS
(Gn 35:5)
No (v.5), mostra a forma maravilhosa como DEUS livrou a Jacó da fúria de seus inimigos. O texto mostra o resultado de quem está buscando a presença de DEUS (subindo a Betel) e se consagrando (abandonando os ídolos) ao Senhor.
O Salmo 91 nos ensina a ficarmos sempre debaixo da sombra do nosso DEUS para que o inimigo não tenha vitoria sobre nós.
A comunhão com DEUS, a consagração total da nossa vida a Ele, faz com que passemos vitoriosamente pela adversidade (2 Co 2:14).
Para ser protegido contra o inimigo, Jacó precisou somente manter viva a sua comunhão com DEUS e obedece-lO sem restrições. Muito mais deve manter o cristão, que tem o Espírito Santo morando nele e o sangue de Jesus que lhe purifica de todo o pecado e maldição (1 Jo 1:9; 2:1, 12, 17; 2 Co 5:17; Cl 2:14-15).

Que a nossa caminhada cristã rumo ao céu seja permeada de consagração e entrega total a DEUS de nossos proplemas.


E que se cumpra em nós o que o apóstolo Paulo disse: "Rogo-lhes pelas misericórdias de DEUS que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradavél a DEUS; este é o culto racional de voçês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas tranformem-se pela renovaçao da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de DEUS"
(Rm 12:1,2). NVI

2 comentários:

  1. A Paz de Cristo, meu irmão que benção seu comentário lá na blog enrriquece muito a minha página os seus comentários, foi uma grande festa da igreja A.D. do Brás, mas a placa não importa e sim a união como você mencionou, eu particularmente gosto muito do seu blog e por isso recomendo a todos os meus amigos, estou feliz de passar por aqui e ser edificado com os seus post's, sempre onestos e dentro da Palavra de Deus, um abraço e até mais,,,,,,

    ResponderExcluir
  2. Quero deixar registrado mais uma vez, os meus agradecimentos, amado irmão em Cristo Senna!
    Paz seja contigo e sua Familia!
    Abraço!

    ResponderExcluir