quinta-feira, 16 de julho de 2009

As Bençãos que Paulo Experimentou. (Fp 1:12-26)

Paulo tinha plena convicção de que tudo que acontecera com ele estava sob a vontade permissiva de DEUS. Apesar do sofrimento, apesar de estar acorrentado, e mesmo com dificuldade para beber um copo de água, Paulo sabia que tudo isso contribuía para o progresso do Evangelho (v. 12).
Relação das bençãos que Paulo experimentou:
1. Na guarda pretoriana (v. 13)
Provavelmente dois guardas ficaram acorrentados a Paulo cada vez. Paulo não perdeu a oportunidade de falar do Evangelho
- especialmente para "toda a guarda pretoriana".
2. Na igreja (v. 14)
Por causa da coragem de Paulo e do exemplo que demonstrou, os irmãos da igreja foram estimulados a pregar a Palavra, também. Se Paulo não tivesse sido preso, isso não teria acontecido...e uma boa parte do Novo Testamento não teria sido escrita. Para Paulo tudo contribuiu para o bem do Evangelho. Por isso ele estava alegre.
3. Na sua própria vida (vs. 19-26)
Paulo tinha a certeza de que tudo que aconteceu era para o seu próprio bem. Se tivesse a oportunidade de escolher, provavelmente preferia morrer (vs. 21-23), mas por causa dos cristãos, achou que devia continuar ativo no corpo por mais algum tempo. "Para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro". Nesta vida, ele vivia só para Cristo, e quando morresse, então possuiria tudo de Cristo. Em outras palavras, Paulo descobriu que, através dos sofrimentos, ele teve uma nova experiência com o Senhor. Qualidades que estavam faltando na sua vida, DEUS lhe deu através das dificuldades.
Isso pode acontecer conosco. DEUS nos coloca num lugar difícil, onde sentimos a solidão, onde dúvidas nos atacam, onde ciúme começa a tomar conta da nossa mente - DEUS vai usar tudo isso para o nosso benefício, para nosso amadurecimento espiritual.
Nesta passagem Paulo tem nos dado uma palavra de testemunho em três tempos:
1. No passado - seus sofrimentos (vs. 12-14) - que foram usados "para o progresso do evangelho". É bom notar isso. Tudo que tem acontecido conosco (ou está acontecendo) está sob a soberana vontade de DEUS. Tudo está sob o controle do DEUS que sustenta o universo. Como Jó podemos dizer: "Ele sabe o meu caminho; se ele me provasse, sairia eu como o ouro" (Jó 23:10).
2. No presente - suas circunstâncias (vs. 15-18) - Paulo está entre amigos de um lado, e colegas que têm tanta inveja. O que é importante para Paulo é que DEUS muda os eventos "paras o progresso do Evangelho" - e isso lhe basta. Cristo está sendo proclamado - aleluia!
3. No futuro - seu dilema (vs. 19-26) - Paulo não sabe o que o futuro tem para ele nem o que deve desejar - morrer ou viver. Mas uma coisa está certa, seu futuro está nas mãos do Senhor. O que importa é que Cristo seja glorificado na sua vida.
(Fp 1:9-11)= "Esta é a minha oração: que o amor de voçês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção, para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo, cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus, para glória e louvor de DEUS".

4 comentários:

  1. Aproveitando a idéia da Passeata Virtual “Fora Sarney”, faço aqui a sugestão de que no dia 7 de Setembro de 2009, façamos outra passeata virtual, nos organizando desde já.

    Esta passeata, como a Fora Sarney, começaria no seu computador e terminaria em vários pontos:

    Na presidência da República, No Congresso Nacional, No Supremo Tribunal Federal, na Procuradoria Geral da União, na Assembléia Legislativa de seu estado, no Palácio do Governo do seu estado, na Câmara de Vereadores de sua cidade e na Prefeitura de sua cidade.

    A idéia é enviar o maior número possível de emails de protesto contra a situação atual, da falta de ética, de moral, de honestidade de nossos governantes e parlamentares.

    Denunciaremos o governo federal por agir a margem da lei com a campanha eleitoral antecipada, o que é ilegal, e exigindo, como cidadãos, que fossem tomadas as devidas providências.

    Os e mails seriam mandados para os seguintes enderêços:


    Senado Federal: Alô Senado http://www.senado.gov.br/sf/senado/centralderelacionamento/sepop/?page=alo_sugestoes&area=alosenado
    Câmara Federal: Fale com o deputado: http://www2.camara.gov.br/canalinteracao/faledeputado
    Supremo Tribunal Federal – Central do Cidadão - http://www.stf.jus.br/portal/centralCidadao/enviarDadoPessoal.asp
    Procuradoria Geral da União - pfdc@pgr.mpf.gov.br
    Presidência da República – Fale com o Presidente - https://sistema.planalto.gov.br/falepr2/index.php

    Gostaria de ter a opinião dos leitores com relação a idéia.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rodolfo muito bom post gostei muito falou bastante comigo, que Deus te abençoe, gostei da dica no email, vou pesquisar e ver o que de fato quises-te me falar ,,,,,,A Paz do Senhor irmão a gente se fala;;;

    ResponderExcluir
  3. Deus seja louvado! Não por acaso li esta mensagem após um fato que deixa qualquer um com interragações diversas. Glória a Jesus!

    Parabéns pelo blog. Uma grata exceção ao se dedicar maciçamente à Bíblia!

    Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  4. A paz de Cristo amado,veja meu blog:willian bugiga e o site www.convertidos.com.br.
    A paz.

    ResponderExcluir