terça-feira, 6 de outubro de 2009

Princípios (Fp 4:8)

I - "Tudo o que é verdadeiro"
O primeiro princípio da ética cristã é, sem dúvida alguma, a verdade. Neste mundo há muitas coisas ilusórias e enganosas. Prometem o que jamais podem realizar. Paulo destaca esse princípio quando exorta os efésios, dizendo: "Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo" (Ef 4:15).

II - "Tudo o que é respeitável"
A versão de Almeida antiga usa "tudo o que é honesto". A Bíblia de Jerusalém usa "tudo o que é nobre". Respeitável, honesto, nobre se confundem no texto original. Quando isso se aplica ao homem, descreve-se alguém que vive no mundo como se todo este mundo fosse templo de DEUS. Isto é, a sua vida no mundo é idêntica à sua vida no templo de DEUS. Neste mundo há coisas triviais, baratas, atrativas e superficiais. O cristão deve fixar a sua mente nas coisas que são profundas, sérias e dignas.

III - Tudo o que é justo"
O termo grego "dikaios" define o homem justo: o que dá a DEUS e aos homens o que se deve. Em outras palavras, "dikaios" é a palavra de dever assumido e realizado.

IV - "Tudo o que é puro"
A palavra grega usada para puro descreve o que é moramente limpo e livre de mancha.
Quando estabelece em 1 Tm 3 o perfil do líder espiritual, Paulo começa dizendo: "É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível...".

V - "Tudo o que é amável"
Parece que a melhor tradução seria "Tudo o que é agradável". O termo amável ou agradável sugere tudo o que sucita amor. O escritor da carta aos hebreus diz: "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de DEUS; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos pertube, e por meio dela, muitos sejam contamindados". Os cristões da igreja primitiva eram, sem dúvida alguma, agradáveis: "louvando a DEUS e contando com a simpatia de todo o povo" (At 2:47).

VI - "Tudo o que é de boa fama"
Ou "tudo o que é de boa reputação". Palavra de Paulo em 1Tm 3:7. Ele diz: "...deve ter boa reputação perante os de fora, para que não caia em descrédito nem na cilada do Diabo". Abraão era respeitado entre os povos pagãos por causa de sua postura como "amigo de DEUS".
A sunamita disse de Elizeu ao seu esposo: "Vejo que este que passa sempre por nós é santo homem de DEUS" (2 Rs 4:9).

Paulo termina a sua doutrinação destacando a excelência do comportamento cristão: "Se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas". Esses princípios se integram nos verdadeiros valores da vida. Pensar nessas coisas significa "tomar essas coisas na devida conta". Isto é, levar a vida a sério. Se esses princípios são dignos, então tornemo-los parte de nossa vida.

"Porque a graça de DEUS se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente..." - Tt 2:11,12 - NVI

5 comentários:

  1. Rodolfo obg pela visita ao GRAÇA PLENA, Deus te abençoe e volte sempre.

    Joelson Gomes

    ResponderExcluir
  2. Paz e graça! Gostaria de fazer parceria com seu blog, já adicionei o seu banner, agora passa lá no meu blog e adiciona o meu banner, um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá Rodolfo!

    Muito obrigada pelo recado. Já inclui também seu banner.
    Uma ótima semana pra vc e família!

    Fique com Deus!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. OBRIGADA PELA VISITA! FIQUEI FELIZ TAMBÉM SOU DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS,MAS ATUALMENTE ESTOU MORANDO NA CIDADE DE CRUZEIRO SP,UM GRANDE ABRAÇO E FIQUE COM DEUS.

    ResponderExcluir
  5. Meus agradecimentos aos amados Joelson Gomes e José Luiz e as amadas irmãs Marize Camara e Marisa pelos seus comentários neste post.
    DEUS os abençõe grandemente e voltem sempre!

    ResponderExcluir