quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A Santidade na vida prática (Ef 4:25-5:17)

Nos três primeiros capítulos da epístola, Paulo nos coloca nas alturas da revelação do mistério de Cristo. A partir do capítulo 4 , ele nos diz como descer dessas alturas para andarmos neste mundo como "filhos da luz". O apóstolo convoca os salvos a que compreendam sua posição em Cristo, sem jamais permitir que Sua condição diante dos homens a contradiga. Somos chamados à santidade...

A santidade não é uma condição mística experimentada com relação a DEUS, isolada dos seres humanos. Ninguém pode ser bom teoricamente; tem de sêlo no mundo real das pessoas. Além disso, todas as qualidades que vão recomendadas no texto, são aspectos daquela unidade na igreja que Paulo tem como preocupação primária em esclarecer e desenvolver.
Os males a serem evitados são todos destruidores da harmonia humana.
Devemos discernir as "palavras vãs" daqueles que querem fazer desaparecer os limites exatos que DEUS traçou entre a igreja e o mundo; a verdade e o erro; o bem e o mal; a luz e as trevas. Esse andar na luz, nada mais é do que andar as claras, sem explicações ou atitudes enganosas e evasivas, sem segredos, sem mentira e sem máscara!.

Não descuide da vida espiritual, mas vigie e ore (vs. 14-17).
O verso 14 soa como um toque de clarim para alertar os cristões. Não podemos relaxar em nossa vida cristã. Se os ímpios estão "mortos nos seus delitos e pecados", os santos precisam estar acordados para proclamar as "virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" (1 Pe 2:9).

Santidade é mais que uma teoria. É uma experiência que se evidencia em nosso dia a dia. Paulo coloca este tema aos colossenses da seguinte forma: "ora, como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes intruidos, crescendo em ações de graça" (Cl 2:6,7). É esse "andai nele" que caracteriza a santidade na vida prática. O salmista pergunta: "Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no seu santo lugar?. Então ele mesmo responde: "Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente" (Sl 24:3,4).

"... todos nós com rosto desvendado, contemplando, como por um espelho, a glória do Senhor, somos tranformados de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espirito" - 2 Co 3:18. Amém!

3 comentários:

  1. Olá Rodolfo,
    recebi um presente e estou compartilhando com os amigos, indiquei o seu blog para receber.
    Assim que tiver um tempo, é só pegá-lo.
    a Paz.

    ResponderExcluir
  2. Unas muy bellas fotos de Cristianos en mi tierra Israel....Shalom
    http://hamaguen.blogspot.com/2009/10/evangelistas-cristianos-brasilenos.html

    ResponderExcluir
  3. É tempo de refletir e voltar para o nosso Pai. No que precisamos voltar?
    "Considero os meus caminhos e volto os meus passos para os teus testemunhos" (Sl 119.59)
    Parabéns pelo blog, Deus abençoe sua vida,

    Regina Helena
    http://destilardosfavos.blogspot.com.br/2011/11/abracadinho-com-as-ras-exodo-88-10.html

    ResponderExcluir