quarta-feira, 30 de abril de 2014

João se destacou tanto entre os apóstolos, que passou a integrar o grupo mais íntimo de Jesus. Ele ficou conhecido como o Apóstolo do amor. Mas ele não foi sempre assim. Vemos uma grande transformação através da sua vivência com Cristo.

Seu temperamento explosivo
(Mc 3:17)
Não foi por acaso que Jesus deu a João e seu irmão o apelido de Boanerges - "filhos do trovão", por causa do seu temperamento exaltado e indisciplinado, "como galileus impetuosos, cujo zelo não era disciplinado e algumas vezes mal orientado".

Seu temperamento ambicioso
(Mc 10:35-40)
Isso se vê no pedido que ele e seu irmão fizeram a Jesus (encorajado pela mãe) para que lhes fosse permitido se assentarem em lugares de privilégio especial quando Jesus entrasse no Seu reino (Mc 10:37). O que mostra uma falta de discernimento a respeito da verdadeira natureza da soberania de Cristo.

Seu temperamento intolerante
(Mc 9:38-41)
Um dia, João viu um homem expelindo demônios em nome de Cristo e proibiu-o, porque o homem não era um discípulo dEle. João foi repreendido pelo Mestre por causa da sua intolerância.

Seu temperamento vingativo
(Lc 9:51-56)
Esse espírito de vingança é visto pela sua indignação depois que uma vila de samaritanos desprezou seu Mestre, recusando-se a deixá-lO entrar nela (Lc 9:54). Jesus lhe ensinou a natureza longânima da Sua missão salvadora.

"Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas" (Mt 11:29). Como João aprendeu preciosas lições do seu Mestre e a vida deste rude pescador foi transformada! A transformação na sua vida, mostra que ninguém tem temperamento tão difícil que não possa ser mudado por Jesus. Vemos que a mudança foi tão profunda, que o levaram a ser o discípulo que Jesus particularmente amava (Jo 13:23; 19:26 e 20:2). Este amor tanto o caracterizou que, somente na sua primeira carta, ele emprega nada menos de 50 vezes a expressão amar.

"Sei que tenho um gênio difícil, sou assim mesmo, é o meu jeito - não vou mudar!". Não podemos mudar nossa vida, mas Cristo pode!

2 comentários:

  1. Quero lhe dar os parabéns e glorificar ao Senhor Deus por sua vida. Essas frases refletem a ortodoxia bíblica, conhecimento sadio de profundas verdades extraídas das Escrituras. Tenho sido profundamente edificado com tais máximas e oro ao Senhor para que o amado irmão continue nessa caminhada, edificando, repreendendo, corrigindo, consolando e exortando o Corpo de Cristo. Ao amado em Jesus, deixo a amorosa exortação feita pelo escritor sacro:

    "Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis." (Hebreus 6:10).

    A propósito, caso ainda não esteja seguindo o meu blog deixo aqui o convite, acesse o link abaixo:

    Fruto do Espírito

    Minha Fan Page

    P.S. Convido a conhecer o blog do irmão JC.
    Mensagens atuais, algumas polêmicas, porém abençoadoras...
    Acesse e confira:
    Discípulo de Cristo

    Em Cristo,
    ***Lucy***

    ResponderExcluir
  2. Amém! e Glórias a Deus! querida e amada irmã em Cristo Lucy!
    Eu que agradeço a sua honrosa visita e participação!

    E que Deus continue abençoando sua vida e seu edificante Blog! Já sigo ele a um bom tempo, (está na minha lista de Blogs) e passei a ser participante de sua Fan Page do Facebook! São valorosas dicas para quem ainda não conhece! Parabéns!!!

    P.S. Também já sou seguidor do abençoado Blog: Discípulos de Cristo. Assim como o seu vale e muito acessar conferir!

    Fique na Paz do Senhor Jesus!
    Rodolfo.

    ResponderExcluir