sábado, 9 de março de 2013

Amor Ativo Com Distinção (Mt 5:43-48)

Jesus não espera que tenhamos apenas uma atitude passiva diante do perverso, mas também um amor ativo para com os nossos inimigos.

A lei dizia "amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Lv 19:18).
Para Deus, nosso "próximo" inclui o nosso inimigo. Todo ser humano é nosso próximo. Nesse sentido foi que Jesus apresentou aos discípulos um padrão bem mais abrangente do amor ao próximo:
Amor pelos inimigos (V.44a)
Mesmo odiado, é dever do cristão buscar o bem-estar material e espiritual do próximo (Lc 6:27-35; Rm 12:20-21).

Orar pelos perseguidores
(V44b)
Para orar por quem nos persegue é necessário amar tal pessoa e , à medida que continuamos a orar por ela, passamos a amá-la ainda mais. Jesus orou por Seus algoses enguanto era crucificado (Lc 23:34). Estêvão orou por aqueles que, enfurecidos, o apedrejavam (At 7:60).

O amor que faz a diferença (vs.45-47)
Os escribas e farizeus faziam do ódio aos inimigos parte integrante de sua religião. Ao contrário disso, o que nos identifica como filho de Deus é o amor para com todas as pessoas indistintamente (V.45). Se amamos apenas nossos queridos e amigos, estamos na mesma categoria dos incrédulos sem Jesus, pois esse nível de amor era praticado até entre os vigaristas publicanos (V.46). Se saudamos apenas os membros da nossa igreja, que fazemos de mais? Até os pagãos fazem isso com seus companheiros (vs.47). O que Jesus espera de Seus discípulos é o extraordinário. É aquilo que somente o cristão nascido de novo pode fazer, pela graça de Deus.

O padrão do amor cristão
(V.48)
É claro que quando Jesus fala de sermos perfeitos como o Pai celeste, Ele não se refere ao estado de perfeição sem pecado, pois isso ninguém atinge nesta vida. O texto paralelo em Lc 6:36, "Sejam  misericordiosos, assim como o Pai de voçês é misericordioso", ajuda a entendermos que Deus nos chama para sermos perfeitos em amar, ou seja, amarmos até os nossos inimigos com a mesma qualidade do amor de Deus.

"Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. (Rm 12:17) - NVI

Um comentário:

  1. Olá meu irmão, estou aqui para agradecer-te por seguir meu singelo blog!Parabéns por sua dedicação neste lindo blog!
    Rosângela

    ResponderExcluir