sexta-feira, 20 de maio de 2011

Notável dedicação aos filhos

Casos recentes como a mãe, deixando o filho em uma caçamba de lixo na Praia Grande. Recém-nascido encontrado morto dentro de uma lixeira no banheiro de um supermercado em Joinville, recém-nascido deixado em um terreno baldio durante a madrugada, ainda com a placenta e cordão umbilical em Carazinho (RS), destaca-se a cegonha pela notável dedicação aos filhos.

Segundo alguns observadores, a ave prefere a morte na impossibilidade de salvar as próprias crias.
Sobre a afeição da cegonha aos filhos, diz-nos a Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira:
"São inúmeros os exemplos da grande abnegação destas aves pelos filhos, podendo citar-se, entre muitos fatos, o do incêndio de Delft, em que uma cegonha que tinha aninhado no telhado do prédio em chamas preferiu morrer no ninho a abandonar os filhos que ainda não podiam voar.

Os gregos tinham-se impressionado muitos com os ternos e afetuosos cuidados que os filhos da cegonha tem pelos pais. Quando estes, pela avançada idade, perdem as penas, as cegonhas pequenas desponjam-se, a favor deles, da sua penugem, e sustentam-nos com o produto das suas caçadas. Por esta observação criou-se, neste antigo país, a "lei da cegonha" (lex ciconia), em virtude da qual os filhos eram obrigados a sustentar os velhos pais. A lei era severa para aqueles que a violavam e que eram considerados infames".

Na Europa, alguém, inspirado na grande dedicação da cegonha pelos filhos, teve a idéia de imprimir em cartões a figura da curiosa ave, trazendo um bebê envolto numa fralda.
Generalizou-se a idéia. Estampas coloridas, em que se via a figura de uma cegonha em visita aos lares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário