segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Algumas Curiosidades Religiosas

A soberania do Estado do Vaticano foi dada pelo tratado de Latrão,que se firmou em 11 de fevereiro de 1929. O Estado apresenta uma forma triangular e tem uma área de 44 hectares.
A praça de S. Pedro é oval; mede cêrca de 280 metros de comprimento por 240 de largura.
Foi o antigo Prefeito do Paço, Pepino, o Breve, quem doara ao papa o terrotório do Vaticano no ano de 732 da nossa era.
"O Vaticano não se contitui de um só edifício. É uma reunião de palácios, salas, capelas e galerias contruidas em épocas diferentes.
O palácio onde reside o Papa teria cerca de 5 000 quartos, 200 salas de espera, 22 pátios, 100 gabinetes de leitura, 300 banheiros e dezenas de outras dependências destinadas a recepções diplomáticas. O Vaticano consiste de 50 edifícios.
O Estado da Cidade do Vaticano tem área estimada em 0,44 km². As terras foram doadas em 756, pelo rei dos francos Pepino, o Breve.

- A Igreja de Notr Dame de Paris é a mais antiga das Igrejas francesas. Foi o Papa Alexandre III quem colocou a pedra angular dêsse templo, que data de 1163. As esculturas do seu exterior são as mais ricas de todas as igrejas.

- Meca, na Arábia, é a cidade mais religiosa do mundo. Os caravaneiros, gente vinda de todos os recantos, para troca de seus produtos, mantêm no centro desta histórica cidade a famosa e milenária Caaba (santuário comum onde todos os muçulmanos têm o seu ídolo, num total de 360).

- Maomé descendia de nobres. Seu pai fora um dos guardiões da famosa Caaba. Órfão depois dos 8 anos de idade, foi ele criado pelo seu tio Abu-Talib, guiador de camelos.
Sofria de alucinações e crises nervosas. Aos 25 anos de idade, casou-se com uma rica viúva, sua parenta, a quem já servia com dedicação. Venerava uma caverna do Monte Hira, local de suas orações. Diz-se que aí lhe apareceu o anjo Gabriel. Foi em tal gruta que ele começou a ditar o Alcorão.
Maomé fugiu, em 622, de Meca para Medina para não ser assassinado (a data passou ser o 1.° ano da Era Muçulmana, do mesmo modo que o ano do nascimento de Cristo é o 1.° ano da Era Cristã).
O profeta morreu em 632, depois de unir as tribos da Arábia em torno de um só deus. Teve 18 mulheres, todas viúvas. Era analfabeto, e a frente de 15 000 fanáticos destruiu os ídolos da Caaba.
Seu nome completo seria: Muhaammad, ibn Abdalá, ibn Motalibe. Muhammad, do árabe, é particípio passado da segunda forma do verbo hamada, louvar, através do francês Mahomet. (Diz-nos A. Nascentes, Dic. Etim. Líng. Port.) Séguier (Dic. Prát.) consigna Maomet.

- A cidade de Kioto, no Japão, possui mais de 1 000 templos dedicados a Buda.

- Benares, na Índia, é a cidade sagrada do bramanismo; possui mais de 1 500 templos.

- "A água-benta usada na Igreja data da Idade Média. Os cristãos, para purificar os fiéis antes de entrarem nos templos, jogavam algumas gotas de água lustral sobre suas cabeças. Essa água se conseguia apagando, num vaso cheio do líquido, brasas de madeira que tivessem ardido em foqueira de sacrifícios".
"O uso da água-benta, que foi entruduzido na Igreja Católica, encontra-se na maior parte dos povos antigos. Os romanos tinham a água lustral, que servia para os mesmos usos da água-benta; assim aspergiam a água lustral às crianças logo que nasciam e nos corpos dos que morriam". (Dic. Mit., Albino Pereira Magno).

Fonte: Curiosidades vol I

4 comentários:

  1. Juliana obrigado e desejo a você um Feliz 2011, que DEUS te abençoe sobre maneira, derramando de sua graça e misericórdia sobre sua vida e de todos os seus queridos.

    Um grande beijo
    Rodolfo.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessantes esses detalhes. Principalmente para palestrantes e pregadores como nós. Posto esse meu parecer na certeza de que acho-me mais enriquecido a partir de agora.


    Espero comentários em meu blog

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Graça e Paz!
    Ezequias Lourenço

    Sinceros agradecimentos, pela visita e participação!

    É muito bom saber que gostou deste texto postado!

    O seu blog está grandemente edificante e abençoado! Quem ainda não conhece, não ira se arrepender de visitar e seguir! Parabéns!!!

    Sempre que possivel aguardo outras visitas suas, será uma grande honra!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. ESSAS CURIOSIDADES PARA ESTUDANTES DA BÍBLIA VALEM OURO, ABRAÇOS!

    ResponderExcluir