sábado, 19 de setembro de 2009

(Fp 2:5-11)

A história da cruz de Cristo é contada em cada um dos quatro evangelhos; o significado da cruz é o tema dominante das epístolas. Mas esta passagem, que é um hino ou poesia, se destaca porque revela a cruz através dos olhos do Crucificado. Paulo mostra o que Cristo fez quando deixou a glória do céu e viveu entre nós.
Que exemplo de humildade - Ele não exigiu os Seus direitos. Que grande contraste - "em forma de DEUS" para "em forma de servo" - "se esvaziou" - "obediente até a morte". Estava na posição de DEUS - agora na posição de escravo.
Seis graus de descida na humilhação do Filho de DEUS (2:6-8): "Se esvaziou; Assumiu a forma de servo; Tornou-se semelhante aos homens; Se humilhou; Obediente até à morte; Morte de cruz" - a pior forma de morte.
A exaltação do Filho do homem (2:9-11): DEUS o exaltou sobremaneira; DEUS lhe deu o nome que está acima de todo o nome; Que produz o reconhecimento universal do Senhorio de Jesus.
Um Homem está no trono do universo - "para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho" - não o nome de Cristo, Messias, ou Emanuel, mas Jesus!
Este foi o nome humano de Jesus - o Filho do Homem. Graças a DEUS, um dia "todo joelho" vai se dobrar e "toda língua" vai confessar que Jesus Cristo é o Senhor. Aleluia!
Que desafio para nos envolver de corpo e alma na obra missionária para que isso logo seja uma realidade!

2 comentários:

  1. Olá Rodolfo a Paz do Senhor, já faz um tempo que não passo por aqui, mas sempre que passo me surpreendo, Deus te abençoe;;;;;;;

    ResponderExcluir
  2. Agradeço mais esta visita!
    Sempre visito também o seu abençoado espaço!
    DEUS o abençõe e fique na paz!

    ResponderExcluir