sexta-feira, 25 de setembro de 2009

As Esperiências da Fé (Gn 15:1-21; 17:1-27; 18:33).

Abraão teve experiências miraculosas com DEUS por causa de sua fé. Estas experiências foram marcadas pelas visitas que DEUS fez ao Seu servo:

Visita de compromisso (15:1-21)
Abraão parecia estar temeroso (v.1), apreensivo a respeito do rumo que tomara na sua vida; DEUS então faz uma visita onde reafirma Sua presença, Suas promessas e Sua fidelidade.
Visita de confirmação (17:1-27)
DEUS não brinca em Seus propósitos. Para levá-los com firmeza em Abraão como pai de descendência numerosa, DEUS confirma Sua aliança com dois sinais:
- A mudança de seu nome de Abrão ("pai enaltecido" para Abraão ("pai de uma multidão") (17:5).
- A circuncisão, uma marca na carne, que representava purificação e renovação do coração (Dt 10:16; 30:6; Jr 4:4; Rm2:29). A circuncisão prefigurava o batismo como sinal externo do novo pacto.
Esta visita ocorreu quando Abraão estava já achando remotas a possibilidade de um filho por meio de Sara (17:17-18). DEUS Se revelou a Abraão como El Shaddai, o DEUS Todo-Poderoso
(17:1).
Visita de Juízo (18:17-33)
DEUS afirma Sua amizade e confiança em Abraão, quando revela a ele Seus propósitos quanto ao pecado de Sodoma e Gomorra.
Abraão precisava compreender o juízo de DEUS para poder demonstrar em seus descendentes o temor de DEUS (Gn 18:19; Jo 15:15; Sl 25:14).
A fé de Abraão e a amizade de DEUS para com ele garantiram-lhe uma intercessão proveitosa em favor dos justos da cidade condenada (18:23-33).
Desde que DEUS chamou Abraão, ficou evidenciado nele o alto propósito divino: fazer do patriarca uma grande nação, um grande povo. Abraão foi chamado para uma vocação sem precedentes. Esse alto propósito de DEUS precisava de preparo, e foi isso que o Senhor fez com Abraão.
"Ele creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça" - Gn 15:6

2 comentários:

  1. A paz do senhor meu querido Pr.Rodolfo de Souza Costa, quero agradecer pela visita em meu blog que Deus possa te abençoar ricamente, quero tambem parabenizar seu excelente trabalho onde é divuldo o evangelho de Deus em seu BLOG. Fique na paz do senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço amado Carlos Fontes!
    E Parabéns pelo seu abençoado espaço!
    DEUS o abençõe grandemente e fique na paz do Senhor!

    ResponderExcluir