sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Resumo ( Martin Luther Lutero)

Ameaçado de morrer na fogueira, Martin Luther Lutero escondeu-se à pressa, no castelo de Wartburg, e aí ocupou-se da famosa tradução do Novo Testamento do grego para o alemão.

Lutero nasceu em Eisleben (Saxônia), e entre 1512 e 1514, deu ele início a seu rompimento com a Igreja católica, e o fêz levado pela atitude do Papa Júlio II que, "desejando reconstruir a Catedral de S. Pedro, em Roma, prometeu indulgências a todos que lhe mandassem fundos para a realização da obra".

Foi séria a luta travada entre Lutero e a questão das indulgências. A porta da Catedral de Wittemberg, afixou ele 95 teses contra os atos daquele papa. Júlio II, em represália, "fez publicar uma bula, ordenando que seus livros fôssem queimados em praça pública, e lhe deu um prazo de 60 dias para se retratar sob pena de excomunhão".

Martin Lutero não cedeu ao imperativo da Igreja; queimou a bula papal e firmou-se na sua doutrina reformista. A ruptura foi proclamada oficialmente na memorável Dieta de Weimar, em 1521.

Lutero, já em conpanhia da ex-freira Katharina von Bora, sua espôsa, morreu em 1546, com a idade de 63 anos. Era filho de um pobre mineiro. Ordenou-se num convento de agostinianos de Erfurt.

Fonte: Valmiro Rodrigues V.

6 comentários:

  1. Oi, meu nome é Ângelo, tenho um blog no qual a temática é: "Um Olhar Bíblico Teológico Sobre Temas Atuais e Polêmicos". Visite e confira os artigos publicados.

    http://pbangelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz!
    Ângelo

    Parabéns pelos artigos postados em seu abençoado Blog!
    É uma excelente indicação para quem ainda não visitou!

    Agradeço sua participação e ficarei grandemente honrado por outras visitas suas!

    Abraço!
    Rodolfo.

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz!

    Hoje não estou passando para opinar sobre as dilétas postagens, mas para fezer um convite, quero convida-los a conhecer o meu espaço criado recentemente, um blog que fala sobre os dois lados da moeda na igreja, mesclado com detalhes do nosso cotidiano sangrento. Aguardo a visita.

    Estarei seguindo esse espaço.

    Abração.

    www.emterradecego11.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Em meio a tanta violência e bestialidade, está na hora de os discípulos de Cristo assumirem o espírito dele e promover a paz e a justiça na terra: "Não esmorecerá nem se deixará abater enquanto não estabelecer a justiça na terra." Is 42,4.

    ResponderExcluir
  5. Graça e paz!

    Josué

    e

    Luana

    Agradecimentos pelas suas visitas e participaçoes!

    Deus continue abençoando os seus blogs!

    Abraços!
    Rodolfo.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da visita ao seu Blog.
    Quero convidá-lo tb a participar do blog que acabei de criar..
    na verdade estou só no início..mas não podemos desprezar os pequenos começos..temos que invadir a NET com o Evangelho de CRISTO. ABRAÇO..ME AJUDE A DIVULGAR..
    barbabelas.blospot.com.br

    ResponderExcluir