domingo, 6 de setembro de 2009

Como podemos cuidar das "nascentes de nosso coração" para que tenhamos uma vida limpa, que honre verdadeiramente ao nosso DEUS?

Ainda que não existe um segredo, uma garantia que de imunidade contra o pecado, os pontos seguintes podem ser bastante úteis e poderemos refletirmos sobre outros elementos:

- Devemos evitar tudo o que alimenta a cobiça e a impureza em nossas mentes.
filmes pornográficos, musicas que insinuam a licenciosidade, livros e revistas eróticas, situações e ambientes sugestivo para o pecado, conversas ambíguas no relacionamento com o sexo oposto (no trabalho, no lazer e até mesmo na igreja) são algumas das armas mais comuns que o inimigo usa para levar-nos ao pecado. Devemos entender que estas coisas tão iniciais podem crescer e alimentar um monstro dentro de cada um de nós, e levar-nos ao pecado.

- Devemos desconfiar de nossa razão e tomar cuidado com nossas emoções.
Há muita coisa que entendemoas com a razão. Sabemos o que deve e o que não deve ser feito, mas não temos força para uma ação adequada e santa. Paulo nos lembra bem em Rm 7:14: "porque sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão...". Somos bastante movidos pelo nossos desejos, somos carnais, e esses desejos facilmente dominam nossa crença, nossa razão, e nos levam a práticas pecaminosas.

- Devemos alimentar um relacionamento conjugal sadio, repleto de comunicação, carinho e afeto.
A Bíblia apresenta o casamento como o contexto em que deve haver prazer sexual (Pv 5:15-19; Ec 9:9). Ela chega a descrever exemplo de intimidade entre marido e mulher reservando todo o livro de Cantares a uma exaltação ao amor adequado entre marido e mulher. Paulo ensina que, por causa da impureza, cada um de nós deve ter sua própria esposa e cada uma o seu marido (1 Co 7:2) e que nem mesmo o exercício da relegiosidade pode dar ocasião para o inimigo nos tentar na área sexual (1 Co 7:9). O escritor aos Hebreus diz que o "leito sem mácula" deve ser digno de honra (Hb 13:4).

- Devemos fugir das situações de perigo, sempre que necsssário- não se brinca com fogo.
O tradicional exemplo de José do Egito (Gn 39:7-12) ainda é modelar para todo os cristões. Ainda que seja difícil, temos que sair fora das situações que podem nos colocar em risco.

- Devemos manter uma vida devocional muito bem cuidada e depender dia após dia da graça e misericórdia do Senhor.
O ponto de partida de todo o problema geralmente está no descuido quanto à nossa vida de oração e leitura da Bíblia. Jamais se poderá exagerar a importância de uma vida devocional, e jamais deixaremos de depender totalmente da graça de DEUS. Simplesmente não somos capazes de viver uma vida santa sem a graça e misericórdia do Senhor.

"Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia" (1 Co 10:12). NVI

Ainda que todo texto deixe claro o perigo iminente a que todos estamos exposto nessa questão do adultério e de nossa carnalidade, precisamos não esquecer o verso final de Rm 7, em que o apóstolo nos ajuda bastante num brado de vitória: "Graças a DEUS por Jesus Cristo, nosso Senhor" (Rm 7:25).

2 comentários:

  1. Olá Rodolfo, tudo bem?
    Tem selinho pra v/c lá no meu blog "LOUVOR A DEUS”
    Beijos de luz!
    Eliane

    ResponderExcluir
  2. Já estive lhe agradecendo direto em sua página, mas quero deixar registrado aqui também os meus agradecimentos pela lembrança deste humilde blog!
    DEUS a abençõe e fique na paz!

    ResponderExcluir