terça-feira, 20 de julho de 2010

Animistas

Podemos pensar que os povos pré-letrados, por serem quase todos animistas, teriam todos uma mesma forma de religião. Contudo, as variações que existem, debaixo do título "animismo", são muitas. Por exemplo, na religião dos hotentores nama, os únicos espíritos são os mortos. Há também um culto à lua, honrada com danças e cânticos. Os astecas tinham muitos deuses e espíritos, e os sacerdotes sempre estavam muito ocupados com a tarefa de satisfazer o apetite dessas divindades com sangue humano. Sete vezes por dia precisavam oferecer sacrificíos aos deuses e espíritos.
Mas, apesar dessas diferenças de crenças entre os povos animistas, há certos princípios que estão sempre na sua maioria:

- O conceito de que o homem é uma parte integrante da natureza é refletido em várias crenças. A crença, muito comum, em antepassados totêmicos, como árvores, rios, plantas, nuvens, estrelas, é uma forma de lembrar constantemente a ligação do homem com a natureza, do homem com o seu ambiente. Os ainu, do Japão, insistem em que o homem não é diferente dos animais, plantas e até mesmo de alguns objetos (para nós inanimados, mas para eles animados, pois pensam que os objetos também possuem alma). Na Nova Caledônia, crê-se que, quando alguém planta uma árvore no lugar onde a placenta de um nenê foi enterrado, enquanto aquela árvore viver e crescer, a criança também viverá e crescerá. A criança está ligada integralmente à natureza.

- Ao que se sabe, todos os povos crêem que há uma parte do homem que não é física, corporal. Essa outra parte pode receber o nome de "alma", "espírito", "respiração", "sombra", etc.; é alguma coisa além do físico, transcendental. Os índios do Panamá crêem que cada pessoa tem um "uyae", que é uma alma considerada boa, mas que se torna má ("bokoi") depois da morte. Para os esquimós, o homem é formado de três partes: corpo, alma e nome - todas com igual importância, sendo que a combinação delas constitui a pessoa total. Os danomeanos do oeste da África, crêem que cada pessoa possui três almas, e os homens adultos, quatro almas. A primeira alma é um espírito protetor que vem de um antepassado morto. A segunda alma é pessoal, e a terceira é uma parte pequena do deus criador, "Mawu". A quarta alma é o destino que, por sinal, precisa ser propiciado com sacrifícios três vezes por ano.

- O pensamento da maior parte do mundo animista é de que as almas das pessoas mortas estão nas sombras, aterrorizando, aparecendo como espíritos, enviando pragas e epidemias, se não são agradadas, e abençoando com chuva e boa colheita, se são satisfeitas.

- Os haida do Canadá, crêem existir espíritos em todos os lugares: no mar, no céu, no ar, no fogo, nas montanhas, nas rochas, nos lagos, nos rios, etc. Mas, apesar dessa numerosidade de espíritos, o povo em si não dá muita atenção a eles. Estão tão preocupados com a vida diária, que nem podem se preocupar com outras coisas.
Em geral, o mundo espiritual dos animistas contém não somente os espíritos da natureza, mas também os espíritos dos mortos. Estes podem aparecer em tempestades, redemoinhos, barulhos estranhos e, como fantasmas, ficam de emboscada à noite para se divertirem ou matar.

No fundo, um muçulmano da África está sendo animista quando ele escreve os noventa e nove nomes de Alá num pedaço de papel e despeja-lhes água que é usada para curas. O mesmo se aplica ao soldado cristão que coloca uma Bíblia sobre o seu coração durante uma batalha. Ele, na verdade, está crendo que a Bíblia tem uma "magia" para protegê-lo das balas. O hindu que escreve suas orações num papel e mastiga-o para depois jogá-lo aos pés de um ídolo, esperando que assim serão aceitas, também estão agindo como anemista. O mesmo é verdade para os católicos que fazem do crucifixo, dos santos e das imagens ídolos. Quando o homem de letras despreza o animista que vive na selvas, mas evita cruzar o caminho de um gato preto porque dá azar, ele mesmo está se fazendo igual à aqueles que despreza.

O Islamismo, o Budismo, o Hinduísmo, o Xintoísmo e as outras religiões maiores, elas têm traços de animismo por causa da sua universalidade, da mesma forma é muito perigoso misturar-se o Cristianismo com o animismo. E isso pode acontecer sem que se perceba. Por isso, é que muitos pensam que é pela ceia que são perdoados e salvos; que o batismo é a entrada para uma sociedade mística, a igreja, e assim preocupam-se somente com o prestígio de pertencerem a um determinado grupo especial. Pessoas que assim pensam nada tem a ver com o Filho de Deus - Jesus Cristo. Para tais, o Cristianismo não é perdão, vida transformada, senhorio de Cristo, mas uma obediência a vários regulamentos para agradar a uma divindade distante e impessoal. A importância é dada aos objetos ou a ritos, fazendo-os "animados" - com poder em si. Essas pessoas não tem fé em Deus, mas, sim no visível, no material.

6 comentários:

  1. A reunião dos 12 piores está próxima
    Venho a este blog anunciar a minha missão. Sou Judas. Acaso, você é um dos 12 que traí? Minha missão é reunir 12, 12 dos piores. Estes 12 devem estar dispostos a empenhar sua vida na construção de um reino justo. Só podem fazer parte desta família os que tiverem contraído uma dívida incalculável com a humanidade, tipo Judas Iscariotes, Hitler, Stalin, Napoleão, os imperadores romanos, os piores ladrões e assassinos, os maiores corruptos, os piores traidores, os mais terríveis exploradores de seres humanos, os frios, os vingativos, os gananciosos e tantos outros. Vim buscar os que têm poder de entrar neles e conhecer as suas feridas. Enquanto suas feridas não forem definitivamente saradas, sempre estarão entre nós. Entre no seu pior inimigo, conheça a origem de suas feridas e traga-o a um campo onde possa experimentar o bálsamo suave da cura. E quando estiver curado vai querer trazer para este campo todos os que sofreram por sua causa. Então vai reunir um exército em favor da justiça e da paz divina. Por pior que seja o seu inimigo, não tenha medo dele. Conheça as suas feridas. Faça com que sejam suas. Estes que tiveram forças para o mal agora vão se reunir em favor do bem. Se foram capazes de construir reinos do mal, imagine se se unirem para a construção de um reino pregado por Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
  2. Olá meu amigo, falei de ti hoje no meu post. feliz dia do amigo1

    ResponderExcluir
  3. Muito boa esta postagem. E o blog como um todo também.
    Continue nesta jornada, meu irmão!
    Em Cristo,
    Rogério Loureiro
    www.arautodesiao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Graça e Paz

    Quero te apresentar o ministério de evangelismo Siga o Mestre agora com uma ferramenta na internet: o Blog, com publicações que tratam o evangelismo e o discipulado através do testemunho diário, com reflexões sérias sobre o universo cristão.

    Nossa missão é provocar, de forma racional, a prática radical da nossa fé, pois é preciso entender que é necessário morrer para que o mundo seja alcançado.
    Renúncia, responsabilidade e disposição são os segredo daqueles que querem seguir o Mestre.

    Ajude-nos a promover esta idéia, venha nos conhecer, participe, comente, siga com a gente.

    Se abençoamos sua vida, você pode fazer parceria com o Siga o Mestre, e assim servir de apoio na divulgação de nossas publicações que são voltadas para o que consideramos a real necessidade da igreja atual: ATITUDE, e sobre isso escrevemos.

    Parece simples, mas como diz o Juliano: "torna-se difícil quando a igreja se recusa a morrer para que outros possam viver".

    Forte abraço em Jesus, o Mestre.
    sigaomestre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Graça e Paz!

    E meus sinceros agradecimentos aos amigos:
    Alceu João Gregory (do Blog: Tomai e comei: Aqui nasce um novo reino), a querida Rô do Blog: Mulheres Sábias, Rogerio Loureiro (Arauto de Sião) e o Edinelson Lopes (Siga o Mestre), pelo comentário neste post!

    Será uma grande honra ter mais vezes suas participações neste blog!

    Deus os abençoe!
    Abraços..

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Adorei seu blogue e coloquei-me como sua seguidora.
    Deus os abênçõe!
    A paz de Jesus fique com todos vocês!

    ResponderExcluir