terça-feira, 9 de junho de 2009

Profeta Joel: O dia do Senhor vem!


Ouça o Alarme - (Joel 2:1-17)
."Toquem a trombeta; ...dêem o alarme... O Dia do Senhor está chegando. Está próximo!...".
O "atalaia" Joel anunciou com voz de trombeta: "Vem aí algo pior que os gafanhotos... vem aí o dia do Senhor".
A iminência do "juízo de DEUS" nos leva a presenciar atônitos a dois extremos: de um lado estão os de coração petrificado, alheios às constantes advertências do Senhor; de outro lado estão os promotores da histeria religiosa em busca de caminhos mais fáceis para escapar ao juízo. Os piores são os crentes sem ética e inescrupulosos, pois atraem para si mesmos um juízo ainda mais severo.

E o alerta prossegue: "...tremam todos os habitantes da terra, pois o dia do Senhor está chegando. Está próximo!..." (Jl 2:1b). Ele diz ainda: "...como é grande o dia do Senhor! Como será terrível! Quem poderá suportá-lo?" (Jl 2:11).
As profecias de Joel fizeram dele um tipo de evangelista do Antigo Testamento, apontando para o único caminho que conduz a salvação. Aquilo que nos seus lábios veio como um alerta (Jl 2:32), tornou-se realidade séculos mais tarde nos ensinos de Paulo (Rm 10:13) e continua sendo verdade em nossos dias: "eis que vem a destruição e o juizo e, a única esperança de salvação está em Cristo Jesus, nosso Senhor".
O apelo de Joel ainda ecoa hoje como a única esperança neste mundo em caos: "convertei-vos a mim" (Jl 2:12-17), pois DEUS renova a esperança de todo aquele que O invocar com um coração arrependido, prometendo: "restituir-vos-ei..." (Jl 2:18-27).
A sua mensagem renova a confiança de todo aquele que espera pelo estabelecimento do reino divino, onde Sua vontade soberana e absoluta será executada na Terra, como é feita no Céu.

"...Voltai para mim de todo o vosso coração, com jejuns, com choro e com pranto. Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes. Voltai para o Senhor vosso DEUS, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em amor, e se arrepende do mal." (Jl 2:12,13)

4 comentários:

  1. Graças a Deus. A mensagem de Joel contempla o surgimento de um novo povo(igreja) chamado para apregoar e prepararo estabelecimento definitivo do Reino de Deus, cuja membresia, hveria de ser composta de"todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" Jl.2:32
    Severina

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa! Que Deus abençoe você, fique na Paz! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Toda honra e glorias, como nos conforta essas msg biblica, me sinto tão confortada com as passagens biblica, com tanta coisa acontecendo nesse mundo so jesus cristo pra nos confortar e nos dar coragem pra vevir AMÉM!!

    ResponderExcluir
  4. ele esta voltando. e infelismente milhares de milhares nao estao preparados....

    ResponderExcluir