domingo, 31 de maio de 2009

A justiça prevalecerá! (Habacuque)

Uma das maiores diferenças entre as religiões e as ideologias do mundo é exatamente quanto ao problema do mal. Algumas delas não oferecem esperança alguma, outras preferem negar que o mal existe. Na tentetiva de resolver este poblema uns afirmam o mal e negam a existência de DEUS (ateísmo), outros afirmam a existência de DEUS e negam o mal (panteísmo). Mas negar ou a existência de DEUS ou a existência do mal não resolve o problema. Se o mal é um problema difícil de ser tratado, pior seria acreditar que, atrás de tudo, não existe um DEUS de amor e retidão que nos dê esperança de que haja solução para o problema. Por outro lado, também, o mal é muito real para que possamos negar a sua existência. O que fazer diante desta realidade? Como conciliar a existência do mal? Para o profeta Habacuque a solução não está na confissão positiva, nem no ateísmo, mas na fé: " O justo viverá pela fé".
Assim como o profeta Habacuque nós devemos confiar em DEUS em todas circunstâncias da vida e em cada época de crise. Em (Hc 2:5-20), verificamos que a tirania, a ganância, a violência e o orgulho estão condenados por DEUS e que apenas a justiça prevalecerá. Como assinala, mais tarde, o apóstolo João: "Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de DEUS permanece eternamente" (1 Jo 2:17).
Os maus podem triunfar por algum tempo, mas seu triunfo é transitório. Repentinamente DEUS mostrará Seu poder e soberania. Ele diz que um dia a terra se encherá do conhecimento e da Sua glória, e que o maligno será aniquilado e lançado no fogo e tudo que se opõe a DEUS será destruido. E haverá novos céus e nova terra, nos quais habitará a justiça. Podemos proclamar com fé que o triunfo final é de DEUS.

"Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a fidelidade, e andes humildemente com o teu DEUS". (Mq 6:8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário