terça-feira, 4 de maio de 2010

O Relacionamento do Cristão com o seu Próximo (Mt 5:7-12)

1. Os misericordiosos (v.7)
A misericórdia é compaixão e socorro para uma pessoa que não tem a mínima possibilidade de ajudar a si mesmo. Uma grande ilustração se acha na Parábola do Bom Samaritano, que "usou de misericórdia" para com o viajante que foi assaltado no caminho de Jerusalém a Jericó e abandonado semimorto (Lc 10:25-37). Há tantas pessoas abandonadas pela sociedade e que necessitam de um ato de misericórdia da nossa parte. Muitas pessoas preferem isolar-se da situação dolorosa da humanidade. A tradução da versão Bíblia na Linguagem de Hoje é muito apropriada: "Felizes os que têm misericórdia dos outros - Deus terá misericórdia deles também!". Não devemos nos esquecer que aqueles que demonstram misericórdia encontrarão misericórdia.

2. Os limpos de coração (V.8)
Este foi o grande desejo de Davi: "Cria em mim, ó Deus, um coração puro" (Sl 51:10). Há uma definição de (limpos de coração), como: "os íntegros, livres da tirania de um 'eu' dividido". isso quer dizer que o coração limpo é o coração sincero.

Vale a pena meditar...

"Como são poucos os que, dentre nós, vivem uma vida aberta! Somos tentados a usar uma máscara diferente e representar um papel diferente, de acordo com cada ocasião. Isso não é realidade, mas representação, que é a essência da hipocresia". E são tais pessoas que verão a Deus, tanto agora com os olhos da fé, como no futuro, guando chegarmos na presença do Senhor, face a face! Esta é a bem-aventurança do cristão que "não entrega a sua alma à falsidade!".

3. Os pacificadores
Há uma grande necessidade hoje em dia de pacificadores. É preciso da nossa parte um grande esforço, como o Apóstolo Paulo nos mandou: "esforçando-vos diligentimente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz" (Ef 4:3). Somos chamados a "seguir a paz com todos" (Hb 12:14).

4. Os perseguidos por causa da justiça (v. 10-12)
O Senhor nunca disse que seria fácil ser cristão. A vida cristã é difícil quando vivemos de acordo com a Palavra de Deus. "A condição de ser desprezado ou rejeitado, injuriado e perseguido é um sinal do discipulado cristão, da mesma forma que um coração puro ou misericórdioso".

A perseguição tem sido a marca dos fiéis através da história. Em relação ao tempo do A. T. lemos: "Outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, até de algemas e prisões. Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, morto ao fio da espada..." (Hb 11:36-38). No N. T. a igreja só tinha começado no Dia de Pentecostes, quando os discípulos sofreram a calúnia de estar embriagados (At 2:13); os discípulos foram presos e se lhes ordenou que "absolutamente não falassem nem ensinassem em o nome de Jesus" (At 4:18).

a. Motivo pela perseguição
- "por causa da justiça" - Não há crédito em ser perseguido por causa da nossa grosseria ou pecado (1 Pe 4: 14-16).

- "por minha causa" - Quando rejeitam Cristo e a salvação que Ele oferce. Num mundo onde Cristo foi rejeitado (e crucificado), Seus seguidores devem esperar compartilhar dos sofrimentos dEle (Fp 3:10).

b. Reação diante da perseguição -
"Regozijai-vos e exultai"

c. Prêmio pela perseguição -
"Grande é o vosso galardão" (Rm 8:18; 2 Co 4:17; Tg 1:12; 1 Pe 4:13).

As Bem-aventuranças são sugeridas que as primeiras quatro tratam do relacionamento do cristão com Deus, e as últimas quatro do relacionamento do cristão com o seu próximo, e nelas demonstram o tipo de caráter que Cristo espera nos Seus discípulos no seu dia a dia, que é bem diferente das qualidades que o mundo exige hoje.
Cristões não tem a liberdade de escolher alguma área especial e negligenciar outra, mas somos chamados a crescer em todos os aspectos (Ef 4:15).

7 comentários:

  1. Graça e paz!
    Sergio H S Christino

    Agradeço a visita e participação!
    Volte sempre abençoado!
    Será sempre uma grande honra!
    Um Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Que Deus continue usando sua vida poderosamente..obrigado pelas palavras de encorajamento,eu as recebo em nome de Jesus.
    Ja estou seguinho seu blog tambem..afinal de contas temos que seguir pessoas de Deus nao é...rrrss.
    Abçs..e fique na paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz!
    Fabiana Miranda

    Meus agradecimentos amada em Cristo!
    Pela visita, participação e por estar seguindo!

    O seu Blog é uma benção!
    Vale muito, estar visitando!

    Deus a abençoe!
    Abraço..

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Parabéns pelo seu blog ele está muito bonito
    creio que será uma arma poderosa no Reino
    para alcançar os cativos através da internet.
    Estou te seguindo e espero sua visita no meu blog
    http://jcbguerreiros.blogspot.com/
    Graça e paz

    ResponderExcluir
  5. Graça e paz!
    Guerreiros da última geração

    Sinceros agradecimentos pela visita, palavras e participação neste blog!
    E quero dar os Parabéns pelo abençoado blog de vcs! Uma grande indicação a todos que ainda não conhecem!

    Ficarei muito grato por outras visitas suas!
    Abraços..

    ResponderExcluir
  6. A paz do Senhor Irmão
    Gostei da forma como o irmão apresentou o texto, com certeza irá edificar a muitas almas.
    Em Cristo
    Josué Nogueira

    ResponderExcluir
  7. Graça e paz!
    Josué Nogueira

    Agradeço a visita e pelas palavras!
    E Parabéns pelo seu blog! está uma Benção!

    Volte Sempre!
    Ficarei muito grato!
    Abraço!

    ResponderExcluir