sábado, 29 de dezembro de 2012

Curiosidades (Parte 3)

01 - O conceito de "zero", por exemplo, foi descoberto pelos hindus e também pelos maias. Estes mesmos maias podiam prever eclipses e tinham um excelente calendário. (Que falhou)KKkk..

02 - No México, entre os maias somente as mulheres podiam tirar água do poço. Uma vez, um missionário quis dar uma lição a eles e tirou a água para sua esposa. Os anciãos da aldeia o exortaram a nunca mais a fazer aquilo!

03 - O vestido de noiva, originalmente, significava pureza e virgindade.

04 - Entre os maometanos para divorciar o marido só precisa dizer: "Eu te repudio"! e tudo esta feito. Os judeus, na antiguidade, apenas concediam uma carta de divórcio para a esposa. As mulheres navajos, dos Estados Unidos, só precisam colocar as roupas do marido do lado de fora da casa.

05 - Na Índia a poucas decádas atrás quando cremavam um morto na fogueira, a viúva podia se juntar a ele e ser queimada junto, como oferenda ao deus Siva. Esse ato era realizado em praça pública e precisou dos esforços do governo para eliminar esta horrível prática.

06 - Os Incas, do Peru inventaram um sistema de irrigação que ultrapassa o nosso conhecimento e capacidade inventiva.

07 - As casas na Africa Central, feitas de barro e sem janelas, parecem insuportáveis por causa do clima, mas não há tipo de construção mais fresca.

08 - Em Moçambique chegou a 95% de analfabetos.

09 - Na Escócia, o povo era dividido em clãs, os quais tinham a responsabilidade de vingar entre eles qualquer homicídio. por gerações e séculos, certos clãs foram inimigos entre si, matando uns aos outros em vingança por coisas que nem se lembravam mais.

10 - A não muito tempo atrás havia um povo na Birmânia que não aceitava o nascimento de gêmeos. Quando isso acontecia, eles matavam os nenês, expulsavam os pais da aldeia e queimavam a sua casa e as suas plantações. Depois de um ano, o casal poderia voltar a morar na aldeia.

11 - A época da puberdade entre os povos indígenas, é de muita importância. É um tempo de importantes ritos de passagem, em que se dá a aceitação de novos "homens" e "mulheres" na sociedade, aptos para participarem dos negócios da tribo ou clã e aptos para o casamento. As vezes, as provas físicas que precisam ser suportadas são cruéis e causam até a morte. Quem não é aprovado, para o resto da vida, enfrenta derrota e vergonha.

12 - Na Tailândia, as mulheres não podiam ocupar quartos do 1° andar do hospital e os homens do térreo; isso significaria que as mulheres são superiores aos homens. coisa que era inaceitável naquela cultura.

13 - Os japoneses antigamente pensavam que eram divinos e que os gregos, que eram superiores aos demais povos intelectualmente.

14 - Até a pouco tempo atrás para ser aceito como pentecostal, era preciso falar em línguas estranhas.

15 - Na China, as pessoas pensavam que os missionários louvavam as cadeiras, porque oravam ajoelhadas de frente para elas.

Fonte: Sepal - Serviço de Evangelização para a América Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário