quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Pagando o mal com o bem (Rm 12:17,21)

O apóstolo Paulo está em perfeita sintonia com o Espirito de Cristo quando orienta aos Romanos que devem reagir positivamente diante do mal. Pois Jesus, contrariando a lei dos anciãos, ordenou que os inimigos devem ser amados e receber a nossa oração (Mt 5:43,44). O amor cristão deve suplantar o mal e vencê-lo com o bem (v. 21). Jesus nos deu o exemplo de como cumprir esta ordem tão difícil. Na cruz, Ele orou apaixonadamente pelos que O matavam (Lc 23:33-34). Estêvão teve uma atitude parecida quando morria apedrejado (At 7:60) e isto impressionou o apóstolo Paulo quando este ainda era perseguidor da igreja (At 8:1; 22:20). Era como "brasas vivas" incomodando a sua consciência (v. 20). De fato, o amor não ressente do mal (1 Co 13:5).
As pessoas podem nos prejudicar, no entanto devemos suportar tudo pacientemente. Assim, o Senhor Jesus, o Cabeça da igreja, terá toda a liberdade de juntar-se aos Seus servos nos momentos de sofrimento (At 9:5).
O apóstolo nos orienta que dar pão e água ao inimigo é um testemunho contundente que provoca o seu espanto e o sensibiliza profundamente (v. 20). Sua consciência é tocada, vem-lhe um entristecimento e ele fica inclinado à mudança de atitude e ao arrependimento. "O bem é um fogo mais quente que o mal".
Que as nossas atitudes sejam como um reflexo do caráter de Cristo em nós que nos garante vitórias diárias sobre o mal.

"Não torneis a ninguem mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens" - Rm 12:17.

3 comentários:

  1. No velho testamento é olho por olho, dente por dente. Veio Jesus e muda tudo agora é oferecei a outra face. Os paises que adotaram o cristianismo em geral tem sido mais pacíficos. Os Judeus continuam vivendo o olho por olho, e por isso não param de brigar, os musumanos são intolerantes. Parabéns pela postagem e que Deus continue abrindo sua visão para vê que só o amor constrói.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Rodolfo, tem um selo de ouro aguardando por você no blog LOUVOR A DEUS.
    Paz e graça com o Senhor.
    Eliane

    ResponderExcluir
  3. Graça e Paz irmão Rodolfo, talvez esse seja o maior desafio da igreja em nosso tempo, mas que se faz necessária essa diferença em suportar e responder as aflições, lutas e perseguições tomando como exmplo as atitudes de Cristo e Apostolos.
    parabéns pelo espaço, quando poder me visite
    http://ivancesarbarboza.blogspot.com/

    ResponderExcluir