segunda-feira, 22 de junho de 2009

A batalha do cristão!

Os cristões são chamados para uma terrível batalha. Terrível porque não é "contra o sangue e a carne", mas contra as forças demoníacas organizadas em uma hierarquia que domina a humanidade. Satanás é o príncipe dessas forças que se opõem à autoridade de DEUS e oprimem a Igreja de Cristo. É contra estes poderes que somos ordenados a lutar. Jesus disse estas palavras aos seus discípulos: "Esta casta de demônios não pode sair senão por meio de oração e jejum" (Mc 9:29). A batalha do cristão é espiritual, não corporal.
Essa batalha contra a humanidade começou no Éden e ela tem se estendido de geração em geração e vai até o fim desta dispensação sem dar trégua a nenhum ser humano. A paz que DEUS fez através da Cruz de Cristo é a única esperança para toda a humanidade.
I - O inimigo que enfrentamos - (Ef 6:10-12)
Paulo nos dá uma descrição completa e assustadora das forças organizadas contra nós: "Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e, sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes" (v.12).
Três características são marcantes na vida desse nosso inimigo:
1. Poder
a. Com seu poder de argumentação ele derrubou os nossos primeiros pais (Gn 3:1-14);
b. Com seu poder de ilusão, iludiu o rei Saul (1Sm 28);
c. Com seu poder de possessão, ele maltratou um jovem, deixando-o quase morto (Mc 9:39).
2. Maldade
Tiago diz que toda a guerra e contenda vem de dentro do homem e que isso é produzido pelo nosso inimigo; por isso ele ordena: "Resisti ao diabo e ele fugirá de vós" (Tg 4:1-6).
3. Astúcia
Pedro é claro quando nos adverte: "Sede sábios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão..." (1 Pe 5:8). Paulo chama essa astúcia de "ciladas do diabo".
As "ciladas do diabo" tomam muitas formas, mas o seu maior êxito em astúcia é quando ele consegue persuadir as pessoas de que ele não existe. Negar a sua existência é expor-nos ainda mais às suas sutilezas.
Sete "ciladas do diabo" colocadas no caminho do cristão:
a. Depressão de espírito, que é perda do encanto com a vida cristã (1 Rs 19:4).
b. Desilusão da mente, que é a perda da esperança (Lc 14:21)
c. Distração do coração, que é a perda dos reais valores da vida (Lc 10:40-42)
d. Distorção da vontade, que é a perda de objetivos (Mt 19:16, 21, 22)
e. Desânimo do corpo, que é a perda da energia física (2 Co 12:7-9)
f. Discórdia na família, que é a perda do sentido de comunhão e respeito (Am 3:3)
g. Divisão na igreja, que é a perda da unidade do Espirito (1 Co 1:10-11)

II - A Armadura que vestimos (Ef 6:13-20)
"Tomai toda a armadura de DEUS".
Paulo, lista em detalhes, as seis peças principais dessa armadura:





Cinto da verdade
Essa verdade pode ser entendida como a verdade da revelação de DEUS, ou como pode ser o próprio Cristo, que disse: "Eu sou a verdade".




Couraça da justiça
Essa é a justiça de Cristo que nos envolve e nos protege. Paulo declara em Rm 8:33: "Quem intentará acusação contra os eleitos de DEUS?"; pois "justificados mediante a fé, temos paz com DEUS por meio de nosso Senhor Jesus Cristo" (Rm 5:1)




Sapatos da paz
Assim como os soldados precisa de botas para pisar ou andar nos campos de batalha, o cristão precisa do evangelho de Jesus para enfrentar os caminhos da vida.




Escudo da fé
O escudo é um instrumento de proteção para avanços contra o inimigo, assim é a fé na vida do cristão.




Capacete da salvação
De acordo com 1 Ts 5:8, o soldado cristão tem o capacete como esperança de salvação. O capacete fala-nos da profunda convicção que precisamos ter de nossa salvação. Paulo disse: "Eu sei em quem tenho crido..." (2 Tm 1:12).




Espada do Espirito
De todas as seis peças da armadura, a espada é a única que pode ser usada tanto para a defesa quanto para o ataque. A "Espada do Espírito" é identificada como a Palavra de DEUS. O melhor exemplo de uso da "Espada do Espírito", tanto para defender como para atacar, é dado por Jesus na hora da tentação, no deserto, depois do batismo (Mt 4:1-11)
a. Defesa - "Está escrito: Não só de pão viverá o homem" (v.4)
b. Ataque - "Retira-te, Satanás porque está escrito: Ao Senhor teu DEUS adorarás, e só a ele servirás. (v.10)

Exortação de Jesus aos seus discípulos no Jardim do Getsêmani: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação..."(Mc 14:38). A oração do cristão que prevalece contra o inimigo é, sem dúvida alguma, uma batalha.
Embora Satanás seja chamado de "príncipe do mundo" (Jo 14:30), o Rei Soberano é o Senhor dos Exércitos. A palavra final será do Criador e Juiz de todos.

"Quem vencer herdará todas as coisas, e eu serei seu DEUS, e ele será meu filho". (Ap 21:7).

5 comentários:

  1. Felicitaciones Rodolfo de Souza Costa por vuestra web... Muy interesante, le deseo las más grandes bendiciones de Dios...

    Somos un grupo de adventistas con el fin de proclamar el mensaje del tercer ángel por medio de la web. Por este motivo hemos creado un blog y nos interesaría muchísimo intercambiar links con ustedes, tengo un banner el cual podrán colocar en vuestros blogs, lo encontrarán en la misma página. También estamos interesados en compartir una "lista de Blogs" con vosotros, aquí os dejamos el link:

    http://eladventistahoy.blogspot.com

    Les dejamos también un mail para que puedan enviarnos su respuesta y contactarse con nosotros: eselkebby@gmail.com
    Esperamos vuestra respuesta con gran expectativa.

    Desde ya tenemos vuestro link en nuestro espacio web... Dios los Bendiga...

    Kebby Rodríguez G.
    Estudiante de Teología
    Universidad Peruana Unión
    Universidad Adventista Dominicana

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa palavra, parabéns pelo blog.
    Tenha uma noite abençoada em Cristo.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Oi é um prazer visitar seu blog. Passa no meu cantinho especial de selinhos e pega um selinho que deixei lá pra vc. Aproveita pra visitar o bete.blog tá?!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo seu blog. E muito obrigada por se tornar seguidor do meu blog. Que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  5. Somente gostaria de acrescentar que a Palavra é Luz para meu caminho e lâmpadas para meus pés. (sapatos da paz).
    Muito bom o texto, por experiência própria tive o entendimento do Poder da Palavra, realmente é nossa armadura e nossa arma contra as ciladas do inimigo.

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir